Empresas e ONGs

Facilitamos Drum Circles para unir equipasenergizar plateiascelebrar conquistaspartilhar culturascomunicar melhorliderar gruposfacilitar mudançaslibertar stress
Facilitamos Drum Circles para
Facilitamos
Drum Circles para
unir equipasenergizar plateiascelebrar conquistaspartilhar culturascomunicar melhorliderar gruposfacilitar mudançaslibertar stress

O que faz um Drum Circle à vossa equipa?

Cria união e sentido de comunidade

Num Drum Circle, a qualidade da música criada depende não da habilidade instrumental de quem participa, mas da qualidade da relação entre todxs. Quando os tambores começam a sincronizar, a identidade da equipa revela-se. Cada participante sente a conexão, alegria e paixão de pertencer a algo maior. Está criada a tribo e, uma vez unida, será difícil de separar.

Melhora a comunicação

Criar música em conjunto exige capacidades de escuta e de comunicação únicas. Durante um Drum Circle, utilizamos técnicas de Programação Neurolinguística, pedagogia da cooperação e constelações organizacionais para afinar a comunicação entre as pessoas que participam, rumo à presença, fluidez e eficiência. Tudo isso sem trocarem uma única palavra.

Facilita a adaptação à mudança

Para atravessar com harmonia um período de mudança é necessário coragem, presença, flexibilidade, curiosidade e resiliência. Cada vez que se perde o ritmo num Drum Circle, apresenta-se a metáfora perfeita para a adaptação à mudança, pois ao sairmos da turbulência não voltamos à situação anterior, mas descobrimos uma realidade ainda mais mágica.

Desenvolve a liderança

Quem se atreve a entrar no centro de um Drum Circle percebe instantaneamente os enormes desafios de liderar um grupo. Criamos eventos especiais para líderes, onde treinamos a capacidade de ouvir simultaneamente o grupo e cada pessoa, de comunicar de forma clara, concisa e positiva, de transcender a dicotomia de fazer e deixar acontecer, e de transformar qualquer equipa numa orquestra autónoma.

Celebra uma conquista

A vossa organização superou as metas para este ano? Lançou um novo produto? Mudou de instalações? Juntou toda a equipa num só evento? Está na hora de comemorar! Vamos tocar, cantar e dançar numa explosão de alegria, criatividade e boas vibrações. Será um momento único, que certamente ficará marcado nos livros da vossa história, junto ao marco que conquistaram.

Restaura a energia e boa disposição

Seja numa formação ou num congresso, um dia inteiro sentado na mesma cadeira pode ser cansativo. Com uma pequena intervenção rítmica, restauramos a energia e boa disposição da vossa plateia ou alunxs. Pode ser um ice breaker no início do dia, um fecho explosivo, para retomar a atenção a seguir ao almoço, ou até mesmo várias intervenções alinhadas com a vossa evolução didática.

Como usamos Drum Circles para Team Building?

As regras do jogo

  • Para participar num Drum Circle, não é preciso saber tocar. Aliás, rapidamente perceberão que a qualidade da música criada depende exclusivamente da qualidade da relação entre participantes.
  • Sendo o Drum Circle um jogo de criação musical espontânea, é quem participa que, em conjunto, cria os seus próprios ritmos.
  • Por norma não ensinamos quaisquer padrões ou ritmos mas, se por algum motivo tivermos de o fazer, utilizamos arquétipos rítmicos universais, simples e acessíveis, evitando cair na especificidade de uma cultura.
  • O ritmo é uma linguagem universal que ignora títulos, cargos, géneros e qualquer tipo de hierarquia. Num Drum Circle, toda a gente tem a mesma importância e contribui igualmente para a a música criada.
  • Todos os nossos Drum Circles começam com um objetivo e plano definidos, mas esse plano pode, e provavelmente vai, adaptar-se a quem participa e, numa fase mais avançada, à identidade do grupo.

As 4 etapas de um Drum Circle

Os nossos eventos seguem as 4 etapas da criação de comunidade, definidas por Arthur Hull, criador dos Drum Circles guiados e mentor deste projeto:

  1. Começamos por definir a linguagem e vocabulário que vamos usar, enquanto quem participa ganha confiança no seu ritmo.
  2. Na segunda etapa, dirigimos a atenção das pessoas para o grupo, deixando florescer a sua identidade musical e a sensação de união e comunidade.
  3. Na terceira etapa, facilitamos a escuta profunda e fortalecemos a musicalidade e conexão do grupo.
  4. Agora que a tribo está criada, podemos orquestrar as peças de arte que transmitirão a vossa mensagem num formato rítmico.

O Ritmo como ferramenta de união

Tudo o que existe é, na sua forma mais primitiva, ritmo. Desde a órbita de um eletrão às estações do ano, tudo é rítmico. Isso também nos inclui a nós. Desde o bater do coração aos impulsos cerebrais, tudo em nós é ritmo.

Sendo o ritmo a única linguagem universal, comum a todos os seres vivos, torna-se a ferramenta mais eficaz para criar comunidade. Pessoas de todas as idades, géneros, origens e etnias podem conectar-se com o ritmo. Através do ritmo, podemos transcender as barreiras sociais, culturais e organizacionais que dividem as empresas.

Desde o Neolítico que o ritmo é usado para unir tribos à volta da fogueira. É essa mesma tecnologia que trazemos ao vosso evento. Usamos o ritmo para vos unir num único groove e, uma vez unidxs, será difícil de vos separar.

O vosso evento vai bombar de união e alegria!

Como funciona

Preenche o formulário de contacto com o que conseguires. Trabalharemos em conjunto para desenhar o programa que unirá a vossa equipa num único groove.

Vamos falar?

Quais são os objetivos do evento?